segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Sobre Saudade...

Olá pessoal...
Nesse final de semana fui para Minas, visitar minhas avós que eu não via a alguns meses já... foi uma visita de despedida - já que provavelmente não as verei mais antes de viajar. Foi um período curto que pude ficar lá, porque não posso faltar o curso de inglês, mas fiz questão de aproveitar cada segundo ao lado de cada uma delas. E acho que foram esses encontros com parentes que passo bastante tempo sem ver que me deixaram nostálgica no sábado a noite... me peguei pensando em como algumas pessoas nos fazem bem, só por estarem perto de nós, mesmo que estando tão longe... o sorriso do meu primo de 4 anos quando viu minha camisa do Fluminense, o olhar meigo do meu primo adolescente que se parece tanto com o pai quando era mais novo, meu tio que eu não via a mais de 1 ano e que está tão bem... a pequena Maria, que me arrisco a dizer, foi a primeira recém-nascida que eu vi na vida e que me encheu de esperanças de um mundo melhor... isso tudo em apenas dois dias mexeu muito comigo e me peguei pensando em como é a saudade...

Pensei que a saudade pode ter várias formas e variados tipos... pensei em mim, nas minhas relações e em como eu classificaria cada uma dessas saudades...

A primeira saudade em que pensei foi aquela Saudade Óbvia, que a gente sente por pessoas que estão distantes mas com quem mantemos algum contato. Sentimos uma saudade que não precisa de grandes explicações por pessoas que nos fazem bem mesmo a distancia, pessoas que já nos proporcionaram grandes momentos e pessoas com quem vivemos grandes alegrias... Essa é aquela saudade que basta a gente se encontrar com a pessoa, pra tudo voltar a ser como era antes, sem cerimônias ou meias-palavras...

Acabei me lembrando também daquelas pessoas que já nos fizeram muito bem um dia, que também nos proporcionaram grandes alegrias, mas que por algum motivo a vida nos separou... Esses eu classifiquei como Saudade Nostálgica, que é aquela saudade do "foi bom enquanto durou" ou também do "eu era feliz e não sabia". Aqui, eu cito aqueles amigos de escola com quem éramos inseparáveis, mas que hoje não se tem mais tanto contato - e quando tem, fica algo meio formal, como se um tivesse medo de mostrar pro outro mudou, como se isso não fosse a coisa mais normal do mundo...

Perdida em meus pensamentos, encontrei também a saudade que classifiquei como Saudade Acostumada e acho que é aqui que fiquei nesse final de semana. Como saudade acostumada eu encaixaria aquelas pessoas que amamos mas com quem mantemos pouco contato, mas que, quando nos encontramos nos damos conta de como a convivência nos faz falta. Acho que esse é um tipo de saudade que quase nos leva ao arrependimento, por não termos aproveitado mais enquanto estamos juntos...

E finalmente, parecida com a Saudade acostumada, temos aquela saudade que é Eterna... essa não exige grandes explicações. É aquela saudade que sentimos daqueles que se foram cedo demais e que, por mais que a gente tente, não consegue preencher o vazio que nos deixaram... dizem até que a gente se acostuma com esse vazio, que as vezes se transforma em dor... mas quem disse que acostumar-se é bom?

Para mim, bom é viver e viver é basicamente sentir! Sentir saudade pode doer, pode emocionar, pode nos arrancar lágrimas ou ate grandes sorrisos... mas, independente de qual seja a sua saudade, ela lhe tratá lembranças de grandes momentos vividos!



Hoje, quando cheguei em casa, depois de 4 dias viajando e pensando nesse post, entrei no twitter e descobri que no dia 30 de janeiro comemora-se o Dia da Saudade. Acho que nunca acertei tanto sobre o tema de um post... 

Beijos no coração...

Um comentário:

  1. Acho que das três saudades, a que mais aperta o meu coração é essa que você chamou de acostumada. Dói sim e muito! Mas é justamente a certeza de não se poder fazer mais nada para amenizá-la que faz com que nos acostumemos tanto...

    Sentirei saudade de você nesta viagem. Mesmo não nos conhecendo pessoalmente, vai ser estranho pra mim pensar que uma pessoa querida está ainda mais longe (tenho essa mania sabe? de me sentir um pouquinho mais sozinha quando as pessoas que gosto vão pra longe, mesmo que por pouco tempo). Mas eu te desejo boa viagem e que tudo de melhor lhe aconteça. Que o caminho brilhe para você, cheio de cores e sentimentos bons... porque você merece um infinito de coisas boas, um infinito de realizações pelo coração bom que eu sei (e sinto) que tem...

    cuide-se minha querida...
    um beijo já com saudade.

    ResponderExcluir

Liberdade de expressão