terça-feira, 27 de outubro de 2009

De quem é a culpa?

A foto não está muito boa, porque tirei do meu celular, quando passava por essa "praia" (???) na Ilha do Governador. Fiquei chocada ao ver duas crianças brincando animadamente nas águas poluídas da Bahia de Guanabara... Tentei focar nas crianças, mas a qualidade das fotos do meu celular não permite zoom... hehe... Se pretarem atenção na foto, elas estão "atrás" do ponto de ônibus.
Aí eu pergunto: aonde estavam os pais dessas crianças no momento em que elas nadavam nessa água e provavelmente pegavam alguma doença transmitida pela poluição da água e areia? Provavelmente trabalhando... Mas a pergunta que não quer calar: aonde estão as "autoridades" que permitem que qualquer um se banhe em uma "praia" - se é que aquilo pode ser chamado assim... - tão imunda?
Existem mil projetos de despoluição da Bahia de Guanabara, mil promessas de que seria para o PAN, agora para a Copa e provavelmente vão estender até 2016... se é que cumprirão!!!
Na minha humilde opinião, acho isso bem difícil, já que dependemos também da educação e colaboração do povo... E o povo, infelizmente, só faz reclamar!
De quem é a culpa, afinal?
Do povo, que joga todo tipo de lixo nas ruas, rios e mares, sem pensar que estão prejudicando o mundo onde seus filhos e netos viverão; ou do governo que não faz nada a respeito?
Será que tem jeito? É uma difícil função para nossos governantes, mas isso não é nenhuma justificativa, porque creio eu, que a resposta está na EDUCAÇÃO. E não falo só da educação das crianças, mas principalmente da educação dos pais dessas crianças. Porque hoje em dia, os pais educam mais que as escolas, e 95% não está apto a isso. Porque fazem filhos sem pensar no futuro que querem pra eles...
Graças a Deus, ainda vejo esperança, quando vejo bons pais e boas escolas - como a escola onde trabalho - que trabalham junto com a família dos alunos, para a educação da criança. Mas há MUITO há ser feito... chega a ser desesperador!!!
Mas acho que ainda tem jeito... se começarmos a agir já!

Desculpem, hoje estou com a cabeça a mil... muita dor!!! Muita coisa acontecendo aqui dentro dessa cabeça confusa... hehe... coisas boas, ainda bem! Mas dor de cabeça não faz bem nessa hora. Inspiração faz...

E por último: de boas intenções o inferno está cheio!!! Portanto, tenhamos boas ATITUDES a partir de agora!!! ;)

Beijos no coração...

5 comentários:

  1. Por onde andam os pais dessas crianças? não dá para se culpar autoridades por elas se banharem emlocal poluído, até porque os maiores responsáveis pela produção de lixo e esgoto, somos nós, a população! mas, um reflexo do muito que falta fazer pra sediar os jogos olímpicos, não é? despoulir a baía , pra mim, é o primeiro passo!

    ResponderExcluir
  2. valeu o banner...semana que vem seu blog serpá destacado por lá e na rádio...

    ResponderExcluir
  3. Concordo... mas não acredito que venha a acontecer... :/

    ResponderExcluir
  4. Liv,

    Eu me surpreendi positivamente com a despoluição da Lagoa para o Pan-2007. É o exemplo que eu cito para mostrar que esses eventos podem, sim, deixar um legado interessante para a cidade.

    Espero que a promessa de despoluição da Baía de Guanabara saia do papel também.

    Abraços,
    PC

    ResponderExcluir
  5. Não perca hj no MFC o botafoguense felipe souza cantando o Hino do Mengão. O vídeo já está lá.

    Bjos

    ResponderExcluir

Liberdade de expressão