terça-feira, 13 de outubro de 2009

Depressão...

"O que é???
A depressão é uma doença mental que se caracteriza por uma profunda ou prolongada tristeza, perda de interesse por atividades que normalmente daria prazer, perda de energia ou cansaço fácil.Muitas pessoas confundem a depressão com um baixo-astral, e por isso tentam ajudar o paciente deprimido, pedindo reação, cobrando que ele saia e tente se divertir, mas não sabem que isso pode ainda piorar o caso do paciente deprimido. Nesses casos, o melhor a fazer é ouvir o paciente e no máximo aconselhar que procure um médico.Antes de entendermos a depressão, é preciso que entendamos o que é uma doença mental. A doença mental pode ser entendida como uma variação mórbida do normal, que pode ser capaz de produzir prejuízos na performance global da pessoa (social, ocupacional, familiar e pessoal.) e / ou pessoas com quem convive. A doença mental pode ser desenvolvida por no mínimo, 2 fatores: a disposição pessoal original e dos agentes ocasionais.


Principais Sintomas:
Os principais sintomas da depressão podem ser variados, e fácil de confundi-los, pois passam pelos momentos de tristeza, indo até às alterações corporais como dores e enjôos. Os sintomas capazes de criar um diagnóstico são:

-Perda de energia ou interesse
-Humor deprimido
-Dificuldade de concentração
-Alterações do apetite e do sono
-Lentificação das atividades físicas e mentais
-Sentimento de pesar ou fracasso


Dos sintomas físicos, podemos destacar:
-Sensação de desconforto no batimento cardíaco
-Constipação
-Dores de cabeça
-Dificuldades digestivas
-Dificuldade para respirar

Muitas vezes, pelo paciente achar que são dores ocasionais, o diagnóstico da depressão acaba ficando escondido por muito tempo. Pois, raramente os sintomas aparecem ao mesmo tempo. Por isso, muitos pacientes acabam achando que podem se curar sozinhos, pois há períodos em que os pacientes se sentem melhor, são os chamados altos e baixos.


Outros sintomas comuns, são:
-Pessimismo
-Dificuldade para tomar decisões
-Dificuldade para começar a fazer suas tarefas
-Irritabilidade e impaciência
-Inquietação
-Achar que não vale a pena viver, desejo de morrer
-Chorar a toa-Dificuldade para chorar
-Sensação de nunca vai melhorar, desesperança
-Dificuldade para terminar as coisas que começou
-Sentimento de pena de si mesmo
-Persistência de pensamentos negativos
-Queixas freqüentes
-Sentimentos de culpa injustificáveis
-Boca ressecada, constipação, perda de peso e apetite, insônia e perda de desejo sexual.


Características:
A depressão pode ser reconhecida por dois tipos: depressão monopolar e depressão bipolar. O transtorno afetivo bipolar se caracteriza por alterações de fases deprimidas com maníacas, de exaltação, alegria ou irritação de humor. A depressão monopolar só tem fases depressivas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Liberdade de expressão