quinta-feira, 7 de julho de 2011

Reflexão...


Ao longo da vida conhecemos centenas de pessoas que nos despertam variadas sensações... Desde que nascemos, até ficarmos bem velhinhos, experimentaremos todos os tipos de emoções que um ser humano possa sentir: amor, raiva, carinho, ódio, piedade, compaixão, afeto, desprezo... são variados sentimentos, por variadas pessoas, em variados momentos, que nos causam ao longo da nossa existência variadas sensações.
O amor que você sentia ontem, hoje gera uma desconfiança que amanhã se transformará em ódio, desprezo e futuramente, talvez, rancor... Sim, rancor! O ser humano, em sua maioria, não aprendeu a perdoar! Ôh negócio difícil esse de perdoar... veja um exemplo: duas amigas que brigam, uma pede perdão pelo erro cometido (afinal, errar é humano!), a outra diz que perdoa "mas não olha mais na minha cara", e as duas nunca mais se falam. Quantas sensações foram experimentadas durante essa relação? Quantas delas nunca mais serão sentidas? Perdoar o outro nada mais é que uma espécie de auto-aceitação, de compreensão do sofrimento, é entender que o mesmo erro poderia ser cometido por nós mesmos. "Eu? Jamais faria isso!" De quantas pessoas você já ouviu essa frase? É verdade, talvez você não faria a mesma coisa, mas quem garante que não faria algo que pra outra pessoa pareceria mais grave? Aí viria a culpa e pronto, seu mundo desaba mais uma vez!
Assim é vida, cheia de erros e acertos... repleta de pessoas que nos fazem sorrir, chorar... pessoas que nos despertam ilusões, paixões, tesão ou... não importa... o importante é sentir, perceber, deixar-se envolver, comprometer-se! Quantas decisões você deixou de tomar por medo de errar? Culpa da sua falta de comprometimento com aquela questão... mas agora é tarde, passou, e arrependimento é um sentimento ruim que não devemos estimular. Pula pra próxima!
Quantos relacionamentos amorosos você viveu jurando que aquela era a pessoa da sua vida? Quantas vezes teve vontade de jogar tudo pro alto pra viver inteiramente uma paixão? Paixões que às vezes não duram nem 1 mês... Quantas vezes vocês insistiu em um relacionamento fracassado só por medo de não ter alguém com que dividir alegrias e tristezas? Sem percebermos que o erro está justamento no sinal matemático... Amar é multiplicar!
Cada pessoa que entra na nossa vida, do carteiro ao caixa do supermercado, dando uma passadinha pela senhora que sentou ao nosso lado no ônibus e ficou puxando assunto sem perceber que você estava tentando ler, entra com um objetivo único de acrescentar-lhe algum tipo de sentimento, às vezes bom, vezes ruim... Infelizmente, o nosso dia-a-dia é corrido para prestarmos atenção à tudo que nos cerca e muitas vezes, ou na maioria delas, perdemos tempo ficando emburrados com situações que apenas um sorriso ou uma palavra de carinho poderia modificar todo o resto... O sorriso... esse sim é o remédio para todos os males! Essa história de que o tempo cura tudo é uma das maiores mentiras que já me disseram... o tempo trás outros tipos de emoções, sim. Apaga, acende, esconde, separa... mas curar? Não cura nada!
Acho que a maior virtude do ser humano é justamente seu poder de modificar-se. Somos nós que escolhemos quem gostaríamos de ser e quem gostaríamos que estivesse ao nosso lado... às vezes convidamos alguém que não quer nos acompanhar, e deixamos pra trás alguém que gostaria de estar conosco, mas quem disse que somos perfeitos? O que é verdadeiro, no final das contas, sempre prevalece e aquela pessoa que você achava que era perfeita pra viver ao seu lado, vai começar a procurar motivos para ir embora. E quem falou que você conseguirá que ela fique? Não importa o que se faça, ela vai embora... e mais uma vez você se pergunta: "o que eu tenho de errado?" Nada! Você não tem nada de errado! Simplesmente, nem todos os amores ou amigos que você escolheu também escolheram você! Aprenda a dar valor a quem realmente te ama, a quem realmente gosta da sua presença e respeita os seus defeitos!
Vai chegar um dia, em que você vai olhar pra trás e perceber que não importa quantas vezes alguém te fez sorrir, quantas emoções alguém te fez sentir ou quantas vezes disseram que te amavam. Não importa se te magoaram ou te desprezaram. O que importa mesmo, no final das contas, é o que você fez com o que fizeram de você, o que você aprendeu com cada ser humano que cruzou o teu caminho e o tamanho da saudade que ficou, de cada um que se foi...

Um comentário:

  1. tambem "Acho que a maior virtude do ser humano é justamente seu poder de modificar-se". O nelio me disse uma vez que "nos escolhemos o personagem que queremos ser". Muitas vezes o medo atrapalha.acho importante arriscar. Mas tudo isso é tao complexo.

    adorei sua reflexão. estou vivendo exatamente essa faze de escolhas dificeis e tentando aprender a controlar (se é que é possivel) alguns sentimentos, para dar espaço a outros.

    adoro seu blog moça. Beijo.

    ResponderExcluir

Liberdade de expressão