quinta-feira, 14 de julho de 2011

A Menina que Não Sabia Ler


Quando eu decidi que queria ler esse livro, eu não sabia absolutamente nada sobre ele, exceto por alguns comentários de que era bom! Nunca tinha lido uma resenha ou mesmo a sinopse da história. Mas o título me chamou a atenção: "A menina que não sabia ler". Demorei até decidir compra-lo e depois que comprei, demorei para decidir lê-lo. Mas esse título me intrigou desde a primeira vez que vi e eu sabia que teria que ler essa história. O mais impressionante é que não me surpreendeu em nada. Absolutamente nada.
Eu gostei da leitura. Mas não da história.
Para muitos, essa pode ser uma história surpreendente (ou decepcionante), mas eu, sinceramente, achei um tanto previsível!
Comecei em um ritmo meio lento, sem muita empolgação, depois entendi por que.
O livro é dividido em Primeira Parte (capítulos 1 ao 9) e Segunda Parte (capítulos 10 ao 32), e a primeira parte é uma espécie de apresentação de Florence, suas aventuras e vontades. O primeiro capítulo é dedicado apresentação de quase todos os personagens, onde ela fala das funções de cada um. Quando seu irmão Giles vai pra escola, Florence começa a se sentir muito sozinha e faz com suas aventuras comecem a valer a pena, mas eu confesso que não me empolgou. Para continuar lendo o livro, eu tive que procurar resenhas na internet, pois eu estava achando a história bem chata.
Só à partir da Segunda Parte, com a chegada da srta. Taylor, é que o livro começa a mostrar a que veio. Eu não estava nada empolgada com essa história de fantasma, mas logo percebi do que se tratava, não sei se por intuição ou porque a história é falha mesmo.
Não posso negar que o livro é muito bem escrito. A revisão foi muito bem feita e os capítulos são mesmo muito bem divididos. A capa é encantadora, eu poderia dizer que é o que tem de melhor no livro.
O título original em inglês é "Florence e Giles", por isso eu esperava uma história de amizade mais forte entre o casal de irmãos, mas para mim, Florence pareceu apenas uma criança egoísta que tira conclusões próprias e encara isso como uma verdade absoluta.
Florence é uma menina que aprendeu a ler sozinha (é quem narra sua história), fazendo visitas escondidas à enorme biblioteca da mansão onde vivia, por não ter muito o que fazer durante seus dias extremamente solitários. Quando Giles vai para a escola, ela passa a ler desesperadamente para espantar a saudade e pensa que seus planos vão por água abaixo com a chegada do amigo Theo, mas logo ela arruma um novo esconderijo para continuar lendo, enquanto espera por seu amigo, sem que seja descoberta.
Em Theo, Florence encontra um cúmplice para suas fantasias, aproveitando-se do fato dele só querer agrada-la. Cheguei a pensar que aconteceria um romance bonito entre os dois, mas Florence é uma menina independente demais para se envolver com qualquer história que não fosse dos livros que lia ou as histórias que imaginava. Para proteger seu irmão, ela acaba colocando várias pessoas em risco e se indispondo com a srta. Taylor, a tutora.
Achei Florence tão obcecada em querer "salvar" seu irmão, que em alguns momentos parece que ela se esquece de ama-lo. Quando a relação entre os dois fica fragilizada, ela passa a acreditar que colocou tudo a perder e por isso cria planos macabros para impedir que a srta. Taylor leve seu irmão embora. Passando por cima de tudo e de todos, Florence enlouquece em suas fantasias e não percebe que o bem e o mal podem estar lado-a-lado, dependendo apenas da forma como você resolve conviver com cada um.
Eu indico, mas sem grandes pretensões.

Um comentário:

  1. Poxa, que bom, porque eu tive o mesmo pensamento que vc, eu achava que o livro era muito bom a julgar pela capa! Agora com esse post, vou ver se me aventuro em outro, pois esse me decepcionou... obrigado pela dica! Acho que vou começar a ler 1408!

    ResponderExcluir

Liberdade de expressão