sexta-feira, 1 de julho de 2011

Festas Juninas/Julinas

Fogueira que fizemos no sítio em Cataguases.

Desde criança que eu sempre fui apaixonada por festas caipiras, mais conhecidas por Arraiá ou Festa Junina (e com o tempo passaram a ser julinas e, às vezes, agostinas também...). Fico triste porque aqui no Rio as pessoas vão às festas, mas nem sempre entram no clima. Assim acabam usando trajes normais para uma festa que deveria exigir um traje típico de festa caipira. Mas isso é o de menos, o importante é a diversão certa dessas festas típicas.
Esse ano, fui à duas aqui no Rio: o Roça in Rio no Jokey e a Festa Julina do Retiro dos Artistas. Ambas são festas bem tradicionais aqui no Rio e eu gostei muito de ambas.

(Eu em um dos cenários do Arraiá da Providência, no Jokey.)

O Roça in Rio, que é o tradicional Arraiá da Providência, foi muito divertido, mas na minha opinião, teve muitos pontos contras. Diversão para os adultos mesmo, faltou. A pista de dança era pequena e as melhores músicas começaram a tocar quando a maioria das pessoas já estavam indo embora. Também achei que tinha pouca variedade de comidas e bebidas típicas, além de termos que enfrentar grandes filas para sermos atendidas. O ponto forte, na minha opinião, foram os "dinheirinhos" criados para pagar as barraquinhas (fofos!). Eu fui no último dia e sinceramente esperava bem mais organização, até pelo valor do ingresso, que nem era tão baratinho assim (R$20,00). Por ser o último dia, muitas comidas típicas já tinham acabado (milho-verde, cocada, etc...) e no final da noite, já não tinha mais água, nem refrigerante e muitas barracas já estavam encerrando o expediente antes mesmo da festa acabar. A canjica estava aguada. Alguns brinquedos para as crianças tinham preços abusivos. Também achei os preços das bebidas e doces um pouco exagerados, mas isso eu já esperava. A decoração estava incrível, muito bonita e alegre, como toda festa junina deve ser. Tinha uma grande fogueira, bem bonita, que soltava fumaça artificial e vários cenários engraçadinhos para tirar foto. Só faltou um pouco mais de bandeirinhas. Fazendo um levantamento geral da festa, apesar de todos os contras, eu até gostei, apesar de ter esperado muito mais.

(O grupo Maria Filó abrindo a noite com muito forró.)

Já a Festa Junina do Retiro dos Artistas, que começou ontem (30/06), foi MUITO bacana. Bem organizada, diversão garantida para crianças e adultos (com brinquedos para as crianças e grandes shows para os adultos), grande variedade de comidas e bebidas típicas, preço justo, enfim... tudo que se espera de uma festa junina de verdade. Quer dizer, faltou uma fogueira (mesmo que artificial) e, como já disse acima, a presença de trajes típicos que alegra muito mais uma festa junina, mas isso não é problema da organização e sim do público que não tem o costume de entrar no clima. Os "barraqueiros" e até os seguranças eram muito simpáticos e todos pareciam estar muito alegres por estarem ali. A decoração estava linda, com bandeirinhas cobrindo todo o público. As barraquinhas se concentraram em um cantinho, deixando espaço de sobra para as pessoas circularem e dançarem à vontade. Também não vi problemas como filas nas barracas, o que é um ponto super positivo para o evento. Eu adorei, e se não puder voltar amanhã ou domingo, espero que ano que vem continue assim. Aproveitem, vai até domingo.



Falando em festa junina, ainda tive a festa da minha família, onde tiramos um dia para fazer um bingo e organizar uma quadrilha, que foi das mais divertidas que eu já participei. Fizemos uma fogueira, alguns doces típicos, quem não tinha levado traje típico, improvisou e tivemos até o famoso casamento na roça. Foi muito divertido e valeu para percebermos o quanto é fácil fazer uma festa ficar divertida quando a alegria está dentro da gente e quando estamos em companhia de pessoas que amamos, mesmo sem grandes produções.

Que venham muitas outras festas típicas até o final de agosto...

Beijos no coração...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Liberdade de expressão