sábado, 30 de abril de 2011

Amor? O filme...


Assisti hoje o documentário "Amor?" no Cine Sesc Rio Shopping.
O filme é um documentário de João Jardim - experiente diretor que trabalhou também como co-diretor de Lixo Extraordinário (co-produção Brasil-Inglaterra, indicado ao Oscar de melhor documentário em 2011) - que fala sobre relações amorosas marcadas por algum tipo de violência.
Uma decisão que me chamou a atenção, foi a utilização de atores para preservar a intimidade dos entrevistados e ainda assim, o filme emociona. Não era pra menos, o elenco escolhido por Ciça Castelo é de arrepiar! Lilia Cabral, Julia Lemmertz, Ângelo Antônio, Claudio Jaborandy, Letícia Colin, Mariana Lima... enfim, com um elenco brilhante, não tinha como não funcionar.
Achei algumas histórias chocantes, mas sem dúvidas, todas são emocionantes e para mim foi um pouco impossível não me imaginar em alguma daquelas situações ou até mesmo me identificar com certos sentimentos de ciúme e incompreensão... e antes que perguntem: não, eu nunca vivi um relação como qualquer uma daquelas! Mas ainda assim, compreendi alguns dos sentimentos expostos pelos atores.
Na minha opinião, a história mais apaixonada e emocionante, foi a do casal de lésbicas, que eu não entendi porque, a mesma personagem foi interpretada por duas atrizes diferentes, Fabíola Nascimento e Silvia Lourenço. Talvez tenha sido para confundir mesmo... Mas a história brilhantemente interpretada pelo Ângelo Antônio, foi a mais chocante, mesmo assim, houve uma certa compreensão - não sei se é essa a palavra... A história interpretada pela Letícia Colin, para mim, foi uma das mais comuns.
Eu não gosto muito de escrever "críticas", prefiro escrever sobre minhas opiniões a respeito do filme, elenco, direção e sobre o que o mesmo causou em mim... mas "Amor?", eu não sei bem ainda o que foi exatamente. Eu me emocionei, eu me identifiquei, tentei me colocar naquelas situações e até mesmo pensei em como deve ter sido difícil para o elenco tomar aquelas histórias como se fossem deles... No site do filme tem entrevista com cada um deles.
Eu saí do cinema muito reflexiva. Gosto disso! De certa forma, estamos todos vulneráveis a viver situações como aquelas e talvez tenha sido isso que mexeu tanto comigo: o que eu faria se fosse alguma daquelas personagens?
Continuo muito impressionada com aquelas histórias, reflexiva, pensando qual seria o sentido de tudo aquilo e em como aquelas pessoas conseguiram "se livrar" desses amores destrutivos... Na verdade, romântica que sou, não consigo conceber a ideia de que um amor possa destruir... a paixão sim, enlouquece, aprisiona, escraviza... mas para mim, o amor deve fazer bem ao casal e é isso que eu não consigo julgar: será que a paixão é capaz de superar o amor e destruir um relacionamento? Ou será que não era amor?

Veja o trailer do filme clicando aqui.
Veja entrevista realizada pelo meu amigo Nélio Souto na pré-estreia de BH, clicando aqui.

2 comentários:

  1. prima
    vc está escrevendo cada vez melhor, e pra mim, critica é isso ai que vc fez, colocou o seu ponto de vista sobre o filme assistido, suas emoções e suas reações. amei

    ResponderExcluir
  2. é, você está apta a escrever sobre cinema também... mas só espero que não deixe de escrever de futebol, ou melhor, do fluminense né...

    bela crítica! acredita que fui na pré-estreia, mas como estava trabalhando, acabou que não vi... mas compensou por que fiquei a exibição toda conversando com os atores.

    ResponderExcluir

Liberdade de expressão