quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Como tudo começou...

Oiiiiii...
Acho que chegou a hora de contar como essa ideia de intercambio começou, não é mesmo?

Acontece que eu fiz o curso de comissário e como muitos sabem, o inglês é bem exigido nesse carreira. Eu não lembrava quase nada do meu inglês e, como existem muitas companhias aéreas regionais, resolvi arriscar e fazer o curso mesmo sem ter o idioma, pois assim que eu fosse contratada, faria um curso com professor particular ou até mesmo um curso on line, porque assim teria condições de financiar os cursos que quisesse fazer... Mas apesar disso, eu ficava estudando em casa, assistindo filmes e ouvindo músicas enquanto acompanhava a letra: isso ajuda muito, mas obvio que não é suficiente!

Em junho, logo depois que fui aprovada na prova da ANAC - exame obrigatório para exercer a profissão de aeronauta no Brasil - tive um Encontro de Família, onde pude rever primos que eu não via a anos e dentre eles, um primo que morou por 16 anos nos EUA... Conversando com o Pablo, perguntei sobre cursos de inglês e ele me falou: "O melhor que você faz é estudar fora do Brasil, porque só assim pra você falar inglês 24 horas por dia e não esquecer!", dentre outras dicas que ele me deu... Eu fiquei pensando naquilo, que no início me pareceu muito difícil e assustador e fui amadurecendo a ideia, conversando com meus pais, pesando prós e contras... acabei descobrindo que não tinha "contras"!

Nesse meio tempo, dei logo um jeito de providenciar uma identidade nova, porque a minha já tinha quase 20 anos e para fazer o passaporte é necessário que ela esteja em bom estado. Assim que a minha identidade ficou pronta, corri pra providenciar meu passaporte.

Em setembro, fui a uma feira de intercambio e isso foi decisivo na escolha não só de fazer intercâmbio, mas também de ir para o Canadá, que antes me parecia tão sem graça. Nessa feira, fiquei conhecendo a agencia que está me levando e assisti algumas palestras que me ajudaram muito na escolha, tanto do curso, quanto da cidade e, principalmente, da agencia!

Eu sugiro a todos que tem vontade de fazer intercambio que frequentem essas feiras e ASSISTAM às palestras, todas que forem possível... Eu assisti 4 palestras e pude analisar bem todas as propostas, todas as agencias e todas as escolas, mas já saí de lá sabendo que o meu lugar era o Canadá, mais precisamente, Vancouver!

À partir daí, parti para o passo mais difícil: convencer meus pais e calcular, junto com eles, se eles teriam condições de fazer mais esse investimento - sim, porque um intercâmbio é um investimento no futuro! Nisso, os meses foram passando, porque meus pais não poderiam ser meus responsáveis financeiros (não na teoria!) e eu não tinha coragem de pedir a ninguém e meu desespero aumentando, cheguei a pensar que não iria rolar... Um dia, minha mãe me ligou dizendo que minha tia tinha aceitado ser minha "madrinha" e que meu pai já tinha pago a matrícula, ou seja, agora, era só arrumar a documentação para a solicitação do visto.

O primeiro passo, na verdade, é pagar a matrícula e esperar que a escola envie uma carta de aceitação do aluno, para que essa carta seja anexada junto a documentação para o visto. Também é necessário tirar foto 3x5, e como esse tamanho não é padrão do Brasil, eu tive muita dificuldade em encontrar um lugar que tirasse essa foto. No final, acabei tirando foto 5x5 e cortando. A papelada do visto deu um certo trabalho, eu tive que escrever uma carta explicando porque eu queria estudar fora e, a minha tia, que é minha responsável financeira (repito: apenas na teoria!) também precisou escrever uma carta de custeio e providenciar alguns outros documentos (extratos de conta, xérox do imposto de renda...)... Pra ser sincera, eu nem me lembro de tudo que foi necessário, mas se você tiver um pouco de organização, seu trabalho facilita bastante e o trabalho do pessoal da agencia também...

Enfim, tudo isso valeu a pena porque hoje, depois de mais de 1 mês e de ter feito aqueles exames, tive a resposta e meu visto foi aprovado. Agora é oficial: falta apenas 1 semana!!! E olha que eu ainda não arrumei nada, nem sei o que levar, nem onde vou ficar...

Na segunda-feira tenho uma reunião com o meu agente, para ele me dar as últimas dicas, me entregar o visto e me dar as informações sobre a minha família de lá.

Eu volto para contar tudo antes de embarcar...

Beijos no coração...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Liberdade de expressão