segunda-feira, 11 de abril de 2011

Mutações...


"Um dia a gente aprende que não é preciso mudar de amigos se compreendermos que os amigos mudam."
Essa frase de Shakespeare até que faz sentido. Mas na minha opinião compreender as mudanças dos amigos vale muito mais do que compreendermos que eles mudam... Mudanças são naturais, já que somos humanos, mas há pessoas que não conseguem "aceitar" as mudanças e acham que ficarão pra sempre estacionados naquela pessoa que eram na época da escola, do cursinho, da faculdade... Talvez por insegurança, talvez por puro egoísmo, talvez por não gostar das mudanças... Algumas são boas, outras nem tanto, mas todas são necessárias.
A maturidade é um tipo de mudança que vem aos poucos... Você vai "vivendo e aprendendo" e a cada aprendizado, uma nova mudança... A maturidade não precisa te deixar mais chato, nem mais preocupado, se você compreender tudo o que está escondido por trás ela: a sua essência. Tudo pode mudar, mas a sua essência será sempre a mesma. Maturidade não significa que você não possa mais sofrer ou chorar, nem tampouco é o fim de suas crises. É apenas uma nova forma de enxergar os erros do passado - o que também não quer dizer que vez ou outra, por algum motivo, você não possa voltar a comete-los!
Infeliz do ser humano que não se permite ser mutável, que não se permite perdoar, que não se permite amar sem limites... Infeliz do amigo que não reconhece que mudanças são para acrescentar... Mas principalmente, infeliz da pessoa que não sabe o que fazer das mudanças... Por muito tempo eu não soube!
Por muito tempo eu tive medo de amadurecer e me escondi de mim mesma, tendo atitudes que eu mesma reprovava só para não ter que admitir que cresci... Por muito tempo eu não soube como aceitar minhas mudanças e agir adequadamente a elas... Sou nostálgica! Eu não queria deixar os bons momentos para trás e achava que conseguiria mudar os momentos ruins... Eu não sabia o que fazer com tudo aquilo que a vida me ensinara, não conseguia colocar em prática minhas mudanças e decepcionei um montão de gente agindo feito uma garota perdida em seus sentimentos e sonhos. Mas foi preciso decepcionar a mim mesma para entender que não adianta negar a maturidade, ela chega e pronto: uma hora você tem que assumir.
Eu não estou mais tentando ser nada, estou apenas me permitindo ser quem eu sou, sem medo de ser feliz. Porque ninguém consegue tirar de você aquilo que você viveu, principalmente se o que você viveu foi intenso, doloroso, emocionante e totalmente real...

2 comentários:

  1. Nossa!
    Me vi em muitas frases desse texto!
    Nossa mesmo!
    Hj vai ser um dia de reflexão!
    Obrigada!

    E parabéns pelas palavras!
    Bjux

    ResponderExcluir
  2. É muito bom e confortante ver que não sou a unica pessoa do mundo que percebe e vive certas coisas.
    Feliz por saber que "esta se permitindo". E viva, cada dia de uma vez...so assim vamos encontrar o tal caminho da felicidade.

    Sucesso!!
    beijo

    ResponderExcluir

Liberdade de expressão