quinta-feira, 7 de abril de 2011

A insegurança da nossa educação...

Essa manhã acordei com uma notícia que chocou o Brasil: um psicopata entrou atirando em uma escola em Realengo, atingindo dezenas de crianças, causando a morte de muitas delas. É realmente lamentável que dezenas de crianças não tenham segurança dentro daquele onde deveria ser a garantia de um futuro melhor para o nosso país.

A mídia hoje não fala de outra coisa: tentam procurar culpados, entender o que levou o assassino a cometer tamanha covardia, mostram o desespero dos familiares da vítimas, "estudam" o passado do assassino - que se matou após a barbárie... e assim será durante todo o dia...

Para mim, isso reflete o descaso das autoridades com nossas escolas públicas. Eu conheço um pouco do dia a dia de uma escola municipal do Rio de Janeiro. O descaso é nítido. Mesmo sem muita experiência, durante o meu estágio pude avaliar muitas falhas de segurança na escola - e eu sei que a escola onde estagiei poderia estar entra as mais seguras do Rio, pela sua administração. Mas o entra-e-sai de adultos - alguns desconhecidos - é inevitável e quase não existe um controle de quem entra... muitas vezes, eu sentia medo de andar pelo terreno da escola, nos horários de menos fluxo.

Não posso garantir que isso facilitou essa tragédia da escola em Realengo - embora eu tenha quase certeza que foi, mas não é preciso ser professora pra entender que falta segurança aos nossos alunos, às nossas escolas, da mesma forma que falta segurança ao cidadão que sai de casa para ir ao trabalho...

Deveria haver um policiamento ou um sistema de segurança específico para garantir que os alunos cheguem à escola e voltem para casa à salvo. Infelizmente, temos que passar por situações como essa para que as autoridades comecem a pensar em tomar alguma providencia.

Fico imaginando se os filhos dos nossos políticos estudassem nessas escolas... será que o policiamento nas escolas seria o mesmo?

Deixo aqui meus sentimentos às famílias das crianças que foram vítimas desse monsto...

2 comentários:

  1. Perfeito o texo!
    Revoltante!
    Agora começam os questionamentos quanto a segurança: estudam a prevenção e planos (q muitas vezes ficam so nisso) para corrigir erros GRAVES.

    (Ah... Não entendi o lance das sessões do blog...)

    Bjinhux e parabéns pelas opiniões tão coerentes em assuntos tão importantes!

    ResponderExcluir
  2. Olá qrida gostaria de agradecer pela sua participação em meu blog, adorei receber seu cometário com a sua opinião, obrigada e gostaria de ter vc sempre por lá ;D

    Sobre a postagem...

    Texto magnifico, é revoltante oq aconteceu, é revoltante as escolas ñ terem proteção =(

    www.sessaofeminina.com.br

    ResponderExcluir

Liberdade de expressão