quinta-feira, 22 de março de 2012

St. Patrick's Day

Esse post era pra ter ido ao ar dia 18 ou 19, mas acabei me enrolando nos estudos e não deu... sorry!!!

Como alguns já sabem, dia 17 de março é comemorado em quase todo o mundo o Dia de São Patrício (St. Patrick's Day) - além do aniversário do meu irmão. Rs.
São Patrício é o Santo padroeiro e Apóstolo da Irlanda e também o santo mais festejado do mundo. É muito reverenciado nos países que falam a língua inglesa e também em alguns países da Europa e América do Sul, como a Argentina por exemplo. No Brasil, apesar de não ser feriado, alguns lugares - talvez mais ligados à cultura irlandesa - fazem festa em comemoração ao Santo. O uso de trajes e fitas verdes, trevo de 3 folhas e o abuso do álcool, principalmente a cerveja, são algumas das principais características do St. Patrick's Day. 
Eu tive o prazer de testemunhar a Parada de St. Patrick's Day aqui em Vancouver, no último dia da festa - o santo é comemorado por 1 semana, do dia 10 ao dia 18, com muitas festas e músicas. E vou contar um pouco do muito que vi...
Logo que cheguei aqui vi que no mercado estavam sendo vendidos chapéus, trevos, moedas, fantasias e muitas outras coisas na cor verde, sempre com alguma coisa escrito em amarelo ou dourado se referindo à St. Patrick's Day... ignorante que sou, não sabia do que se tratava e fui logo me informar. Muita gente, gosta desse feriado apenas para abusar das festas, do álcool e beber cerveja verde (eu não experimentei, mas me falaram que o sabor é o mesmo, só muda a cor!), mas o que eu vi no domingo, contrariou tudo que eu estava pensando até então: as pessoas realmente fazem questão de participar do desfile e comemorar em grande estilo.
A Parada começou com um desfile de motos da Polícia de Vancouver, com muitas luzes e pisca-alerta. Eu fiquei realmente impressionada com a forma como as pessoas respeitam a polícia aqui e todas olham muito encantadas para aquilo - foi esse o dia em que vi mais canadenses por aqui. Após o desfile de motos, veio uma ala de cavalos, com homens trajando kilt montados e abrindo espaço para uma banda, que veio logo atrás. Isso me lembrou bastante a minha infância em Visconde e os nossos desfiles de 7 de setembro, com a banda dando a volta na Praça. Vale ressaltar: todos da banda também usavam kilt. Não me lembro ao certo quantas alas participaram da Parada, que teve a duração de mais ou menos 90 minutos, mas foram várias alas de bandas, alas de pontos turísticos de Vancouver, que distribuíam brindes ou descontos, alas de escolas irlandesas e o que mais me encantou, uma ala do Clube do Wolfhound Irlandês. Vários cachorros da raça desfilaram e eu fiquei apaixonada por eles... quero um!!! Além disso, tivemos casais dançando música irlandesa, sapateado, perna-de-pau (amoooooooooo!), monociclo, acrobacias, palhaços e até uma pequena ala representando o Brasil: 3 mulheres caracterizadas para o carnaval com uma bandeira do Brasil onde vinha escrito atrás "Rainhas do Samba"! Achei um pouco fora do contexto, mas me senti um pouco mais próxima do meu país... Foi sem dúvida um dos meu programas preferidos daqui.
Depois do desfile, que aconteceu na Howe Street as pessoas correram pra Granville Street, onde tinha um pequeno palco e algumas barraquinhas e demonstração ou vendas de produtos típicos, além da exposição dos meus amados cachorrões! 
Fiquei realmente muito encantada com essa manifestação cultural e religiosa aqui na cidade, foi um lindo desfile, com crianças de 2 à 80 anos. Todos participam com muita alegria e disposição. Belíssimo!

Eu tirei muitas fotos e vou postar algumas pra vocês.



















Infelizmente, ainda não inventaram uma câmera capaz de capturar sentimentos, para que vocês possam ver a emoção de todos que lá estavam, mas espero que tenham gostado. Mais informações sobre o St. Patrick's Day, clique aqui.

Beijos cheios de saudade...

Um comentário:

  1. Queria ter visto o desfile tb rs
    Adorei o cachorro!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir

Liberdade de expressão