segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Por que O Teatro Mágico causa tanta polêmica?



Há algumas semanas, li um texto em um blog falando (mal) sobre a trupe "O Teatro Mágico".
Para quem não conhece, antes de mais nada, eu sugiro que entrem no site www.oteatromagico.mus.br para saberem um pouco da história da banda antes de julgarem...

O Teatro Mágico é um grupo de artistas com ideais parecidos, todos indignados e dispostos a fazer ARTE. Mais do que fazer ARTE, esses artistas têm a intenção de fazer valer a sua arte, mostrando ao mundo quem são, o que fazem e como fazem tanto sucesso sem precisarem se vender à mídia, tão prejudicial ao artista. O discurso de Fernando Anitelli, o idealizador e vocalista da trupe, é não transformar a música em comércio e deixar que cada um se expresse da forma como bem entender, fazendo-se ouvir a sua voz.
Na minha opinião, mais do que uma banda, O Teatro Mágico é apenas um grupo disposto a modificar a visão de cada um, sem impor nenhuma opinião.
"Tem horas que a gente se pergunta por que é que não se junta tudo numa coisa só" é o trecho de uma de suas músicas e expressa bem o que é a trupe: uma mistura da arte de cada um de seus artistas. O Teatro Mágico nada mais é que uma mistura de música, circo, teatro e dança... Uma linda mistura, para quem admira a verdadeira arte!

Alguns consideram Anitelli como um artista "limitado". Eu questiono! Como um artista "limitado" idealiza uma "banda" que grava seus próprios CD´s e DVD´s sem o auxílio de gravadoras, vende Cd´s e Dvd's sem o apoio das grandes lojas, e conquista milhares de fãs pelo mundo à fora sem o auxílio da mídia? Marketeiro? Talvez... Mas mais que isso, Anitelli tem uma inteligência que muitos assumem que gostariam de ter tido antes dele... Ele só conseguiu fazer com que o nome da trupe ganhasse espaço no ramo da música, sem precisar se vender ao comércio musical, por isso mesmo o site de O Teatro Mágico não tem o "ponto com"; "oteatromágico ponto mus", de música, porque o que eles fazem é música e não comércio.
Se chamam a banda de limitada musicalmente, podemos destacar o esforço de cada ARTISTA ali presente, que não conta com nenhum recurso tecnológico para melhorar suas vozes e sons, como a maioria das bandas de hoje. Se chamam Anitelli de um poeta fraco e sem criatividade, eu questiono os cantores (?) e compositores (?) de pagode, axé, funk (...), que escrevem as mais bizarras letras sem nenhuma inteligência e vendem milhões de discos, apenas por se venderem à mídia... Nossa, essa foi a pior comparação que já fiz, é apenas para entenderem, me desculpe Fernando!

Agora alguns fãs da trupe se dizem decepcionados com a banda apenas por terem visto uma foto de Anitelli entregando um projeto à Dilma. Todos sabemos das intenções de voto do Anitelli! Todos sabemos das intenções de voto de Gabi - artista circense da trupe! Todos sabemos das intenções de voto do Galdino - músico da banda! Mais que isso, como fãs do grupo, todos nós sabemos - ou deveríamos saber - que o grupo luta principalmente pela LIBERDADE DE EXPRESSÃO, democracia e respeito à Arte. Como fãs da banda, não devemos nos decepcionar com nenhum dos artistas pela escolha de seus candidatos. Ivan Parente - ator e cantor que também faz parte da trupe - vez ou outra deixa os shows para dar seguimento à seu trabalho de ator e ninguém se decepciona com isso. Ivan é uma prova viva de que O Teatro Mágico é uma democracia e respeita a LIBERDADE DE ESCOLHA de cada um, apoiando os projetos pessoais de seus componentes. Alguns fãs, mais bitolados, se dizem raros, mas não fazem a menor ideia do que isso quer dizer... não tenho dúvidas de que são esses mesmos fãs que estão causando tanto "furdunço" por terem visto uma simples foto de Anitelli com Dilma - candidata à presidência da república pelo PT. O Teatro Mágico tanto é uma democracia, que no primeiro show que eu fui da banda, em 2008, Marina Silva - candidata à presidência da república pelo PV - estava no palco junto com eles! Entendam: assumir apoio não quer dizer fazer campanha. Cada um vota em quem bem entende!

Analisando toda a história do TM, a única conclusão a que chego é que O Teatro Mágico causa tanta polêmica porque as pessoas não estão acostumadas com LIBERDADE DE EXPRESSÃO!

Beijos no coração...



PS> Lendo a Constituição, me deparei com o Artigo 206, do Capítulo III, onde diz:

Seção I - Da Educação

Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;

(...)

Fica a dica!!!

Beijos!

5 comentários:

  1. Adoro o TEATRO MÁGICO e não tenho vergonha nenhuma de dizer que, eu os acho, os mais completos artitas não só da atualidade (vazia q temos) mas te muito tempo!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto. Realmente não é nada fácil optar por não estar na mídia para termos liberdade total em nosso trabalho.
    Os fãs deveriam saber que "escolhas" causam polêmica e mesmo assim devem ser feitas.
    Não podemos esquecer que as críticas são importantes também para que o crescimento venha de dentro para fora.
    A crítica precisa ser sempre construtiva para que se surgir algum efeito, não seja somente a destruição.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Como você diz e o TEATRO MÁGICO presa, cada um tem o direito de se expressar. Bem ou mal qualquer um pode falar qualquer coisa mesmo que seja sem fudamento algum...
    Meu pai sempre me fala quem alguém famoso disse uma vez: "Posso não concordar com o que diz, mas sempre lutarei pelo seu direito de dizê-lo."
    Não concordo com o Parente. Acho que qualquer crítica, mesmo que destrutiva ou sem fudamentos pode nos ensinar algo..
    Eu não concordo que as pessoas digam coisas que não sabem ou não procuram saber, mas enfim, LIBERDADE DE EXPRESSÃO ,né?

    O importante é que sabemo que TM é tudo de bom a adoramos o que els fazem. E nem umas críticas assim vão mudar isto...

    :D

    BJus mo. Saudades

    ResponderExcluir
  4. Thi, você concordou com o Ivan sim, pois disse exatamente a mesma coisa que ele: que toda crítica nos ensina algo, ou seja, toda crítica deve ser usada positivamente... =)

    ResponderExcluir
  5. são completos ,..perfeitos,....adoro muito muito

    ResponderExcluir

Liberdade de expressão