terça-feira, 8 de setembro de 2009

Todos temos medo de escuro...


Hoje nas aulas, eu pedi que os alunos fizessem dois exercícios onde todos eles deveriam estar de olhos fechados e em silêncio... foi quando me dei conta de que fazer silêncio não é tão difícil quanto fechar os olhos...
Quando perguntados porque não fechavam os olhos alguns disseram "Fica escuro", outros confessaram ter medo... alguns ainda fingiram - como fazem a maioria dos adultos! - que estavam de olhos fechados só para não falar de seus angustiantes momentos no "no escuro".
Passei o dia pensando sobre isso, me perguntando por que não consegui que ficassem de olhos fechados...
Encontrei a resposta na palavra CONFIANÇA!
O medo, na verdade, é daquilo que não podem ver...
Dito isto, pensei em nós, que já estamos pra lá de crescidos, fazendo o mesmo exercício...
A maioria finge estar de olhos fechados ou tendem a abrir os olhos ao primeiro toque estranho, sem deixar que o corpo simplesmente reaja ao som que está ouvindo, assim mesmo, no escuro... Qual o problema em deixar que o corpo se expresse livremente?
A sociedade nos faz ter variados medos... até mesmo medo de confiar em quem só nos quer bem!
O que me consola nessa história toda, é que eles ainda são crianças e, por isso mesmo, ainda há tempo de salva-los dessa triste armadilha e faze-los perceber a quantidade de sentimentos bons que podem tomar conta de nosso corpo enquanto fechamos os olhos...

Por isso, deixo aqui um desafio...
Experimentem!!!

Muitas pessoas fecham os olhos quando sentem medo! Fecham os olhos porque não querem ver! Experimentem o contrário: fechar os olhos para enxergar, a si e ao outro!
Experimentem tomar sorvete de olhos fechados, sem medo de se sujar - porque como diz uma marca de sabão em pó, se sujar faz bem! - e verão que o gosto será muito mais apreciado do que se tomado de olhos abertos!
Experimentem voar de olhos fechados, pular de bung-jump de olhos fechados, voar de asa-delta, - isso tudo eu também preciso experimentar! - deve ser a melhor sensação de liberdade que um humano pode experimentar!
Alguém já experimentou dançar de olhos fechados, sem se preocupar com nada e nem ninguém? Pois experimentem, principalmente se puder dançar acompanhado... o seu corpo agradece!
Experimentem abraçar um amigo de olhos fechados, um abraço bem gostoso e apertado naquele amigo que você ama: a troca de energia será mágica!
Falando em mágica, experimentem fazer amor de olhos fechados, - até me arrepio em pensar - a sensação é tão incrível que não existem palavras que possam explicar!

Quando eu era criança, perguntei a minha mãe porque os casais se beijavam de olhos fechados... hoje eu acho que já sei a resposta...
E por último, alguém aí já se perguntou por que dormimos de olhos fechados??? Pensem!!!

Abrir os olhos e estar atentos ao mundo é necessário... Fechar os olhos por alguns minutos do seu dia é essencial!

Beijos no coração...

6 comentários:

  1. nossa! muito bom!

    não escrevi de olhos fechados, mas depois fiquei com eles fechados por uns 15 minutos digerindo o que você escreveu. belíssimo texto. parabéns!

    ResponderExcluir
  2. fchar os olhos é importante par cacete, e eu tive muito medo do s escuro, quando criança, hoje aprendi a enfrentar os meus medos... beijão

    ResponderExcluir
  3. valeu,linda o beijo de aniversário...e aqui estou...viu óóó! beijão...leandro

    ResponderExcluir
  4. OLHA
    POst q realmente me fez parar e pensar um pouco
    ...
    bjus mo

    ResponderExcluir
  5. Caramba Liv...
    To aqui, boba e reflexiva, vc ta coberta de razão. Vc disse tudo de mais verdadeiro nesse texto...
    Parabéns pelo maravilhoso ponto de vista!!!
    Bjocas.

    ResponderExcluir
  6. Adorei Liv. É sempre muito difícil msm fazer com as que crianças fiquem de olhos fechados. É difícil pra mta gente, mas é uma delícia qd conseguimos. Parabéns!

    ResponderExcluir

Liberdade de expressão