domingo, 27 de fevereiro de 2011

"Três Céus"

"Três Céus", um romance nas alturas! O jovem comissário de voo Lucas Luchesi está de mal com a empresa e em busca do amor da sua vida. Já Patrícia Milano é a típica garota do interior que vê sua chance de ganhar o mundo tornando-se aeromoça na cidade grande. As preocupações do comandante Fernando Villas são bem outras: salvar seu casamento. Levando suas vidas a novecentos quilômetros por hora e doze mil metros do chão, estes três personagens se descobrirão numa rotina que só os aviões podem proporcionar, sem saber que seus destinos convergem para um encontro de tirar o fôlego!"


Falar sobre os livros do Enderson Rafael para mim é sempre uma honra, não só pela amizade de anos - o que faz soar estranho chama-lo com essa formalidade toda, mas principalmente pelas surpreendentes sensações que ele me proporciona com seus livros.

Enquanto lia "Três Céus", eu brinquei com o Ende, dizendo que tinha certeza de que esta era uma história real, e alheia ao realismo da história, eu acho que posso dizer que existem muitos Lucas, Patrícia's e Fernando's por aí... Porque sim, essa é a história de milhares comissários e comissárias que voam pelo mundo inteiro.
O realismo da história fica por conta dos romances de Três Céus, que dão um charme especial ao livro. Confesso que imaginei uma história bem diferente da que li, me surpreendendo a cada novo capítulo e a cada novo desfecho das adoráveis personagens.
Como futura comissária de bordo, posso dizer que "Três Céus" fez com que eu me encantasse ainda mais com a profissão e com a escolha que fiz. Logo ao abrir o livro me deparei com a dedicatória: "Este livro é dedicado a todos aqueles que fazem do céu o melhor lugar do mundo.", que me inspirou muito e me fez refletir sobre a escolha dessa carreira...
O uso do alfabeto fonético como nome dos capítulos é outro diferencial que me chamou a atenção e agradou muito, visto que trata-se de - mais que um romance - um livro de aviação.
Para mim, Enderson criou os romances para dar um charme ao livro, que diz muito sobre como é a vida dos aeronautas por trás de todo "glamour" que as pessoas acham que existe na profissão. Por trás dos hoteis, viagens e beleza, existem apenas seres humanos que foram rigorosamente e especialmente treinados para salvar vidas, como Enderson escreve no último capítulo.
Como leitora de seus textos, roteiros e livros há pelo menos 10 anos (talvez mais...), percebi um amadurecimento em sua escrita, mas sem perder sua identidade... A forma detalhista como Enderson descreve cada personagem, local ou situação, faz com que o leitor se transporte para dentro da história, sendo capaz de confundir realidade e ficção, como aconteceu comigo ao ler o capítulo "November", que trata-se de um fato real, detalhadamente contado por alguém que estava presente no local. Por algum motivo que até hoje desconheço, esse é um fato que ainda mexe muito comigo e talvez por isso eu tenha me emocionado tanto ao ler esse capítulo...
Mas o mais surpreendente pra mim, foram os romances, como não poderia deixar de ser - visto que conhecimento técnico de avião eu sempre soube que o Ende tinha de sobra (vale dizer, conhecimentos esses, que ele conquistou com muita dedicação à profissão que escolheu e que com certeza me ajudarão muito no decorrer do meu curso.). Os desfechos das personagens foram descritos um a um, no último capítulo do livro, mas, se me permitam fazer uma crítica (?), acho que faltou um final feliz para o simpático Ricardo, personagem coadjuvante da história, que mereceria bem o "oscar" de melhor personagem do livro. Não que ele seja melhor que Lucas ou Fernando, que poderiam perfeitamente serem chamados de protagonistas, mas é um personagem encantador, que talvez merecesse um pouco mais de destaque e, por que não, um amor de verdade. Mas isso é apenas um detalhe, coisa da minha cabeça romântica...
Posso dizer que Três Céus é mais do que apenas um romance realista, é para todos aqueles que são apaixonados por aviação e pela arte de se transportar para dentro de um livro, que fala de uma rotina que, de pacata, não tem nada!
Uma emocionante aventura que vale a pena ser publicada...

Eu indico e apoio a publicação de Três Céus!


Beijos no coração...


Para entrar em contato com o autor, acessem: @endersonrafael

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Liberdade de expressão