quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Primeiros dias... com direito aos primeiros micos!

Hi people!!!
How are you?

Hoje foi meu terceiro dia de aula e meu quinto dia em Vancouver e já tenho algumas curiosidades guardadas pra contar. Eu tenho sentido vontade de passar mais por aqui, mas confesso que às vezes fico cansada de ficar no computador, porque chego em casa e corro pra tentar encontrar meu pai on line (porque sei que agora ele deixa o pc ligado pra ver se eu apareço no Skype e ele costuma dormir cedo).
Meu inglês ainda não está afiado e tenho tido muita, muita, muita dificuldade em entender o que as pessoas falam. Eu me viro com o que está escrito e nem tenho vergonha de falar - embora às vezes eu esqueça a palavra que preciso usar -, mas sinceramente, entender o que as pessoas falam é minha maior dificuldade. Na minha escola tem muitos brasileiros, japoneses, coreanos, chineses e árabes e no primeiro dia acabei fazendo amizade com um casal do Rio, uma moça de São Paulo e uma japonesa de Tókio. Quando estamos todos juntos, falamos em inglês, até porque a japonesa não entende português e não é legal deixa-la boiando, mas às vezes acabamos falando em português mesmo, talvez por saudade ou talvez porque meu vocabulário é muito limitado - e isso tem me atrapalhado bastante. De nós cinco, eu fui a única a ficar na turma A1, ou seja, o nível mais básico de inglês. Na escola, é proibido falar português, correndo o risco de tomar advertências e até mesmo sermos expulsos!
Em casa, a minha "mãe" é muito prestativa e faz de tudo pra me agradar. Ela faz questão de fazer minha comida e sempre pergunta o que eu gosto ou não gosto de comer. Ela é uma pessoa muito agradável e me ajuda muito quando erro a gramática de uma frase ou quando não me lembro de uma palavra, falando bem devagar para que eu possa entender. Eu ainda não me sinto em casa aqui, embora ela me deixe bem a vontade. O problema é que fico sempre achando que posso estar atrapalhando ou incomodando... coisa da minha cabeça maluca.
No domingo, ela recebeu sua netinha em casa, uma garotinha fofa de 2 anos, e com sua neta aconteceu meu primeiro mico. Preparem o maxilar! Hahaha... Como eu já não sou boa pra entender o que criança diz, mesmo em português, e tenho tido muita dificuldade em entender os canadenses, juntou tudo e acabei fazendo besteira... hihihi... É o seguinte... estava eu tranquilamente no meu quarto, sentada no meu computador, quando a garotinha fofa abriu a minha porta e entrou com um pirulito bem esquisito que parece um cigarro colorido e gigante (pensem em um canudo de refrigerante). Ela estava segurando um grande e um outro, bem menor, e falou alguma coisa, me entregando o pequeno e colocando o grande na boca. Ora, eu achei que ela estivesse sendo gentil, e comecei a chupar o pirulito... kkkkkkkkkkk... mas a garotinha não saía do quarto por nada e ficava me olhando com uma carinha que não consegui decifrar... de repente, ela saiu do quarto reclamando de alguma coisa que eu, pra variar, não entendi... de repente chega a Angie (minha "mãe"), me explicando que, na verdade, a garotinha só queria que eu tirasse o plástico que estava em volta da  metade do pirulito... devo ter ficado roxa de vergonha e pedi desculpas mil vezes, mas a Angie até que achou engraçado. Ok. Fui boba e gulosa. Admito.
Também no domingo, saí para conhecer a minha escola e um pouco do Downtown (o centro de Vancouver) com o brasileiro que também mora aqui na minha HomeStay. Aprendi a chegar na escola, conheci a biblioteca - enooooooooorme - e alguns teatros. Tive certeza de que seria fácil chegar na escola.
Na segunda, fui pra aula tranquilamente, com um sol lindo dizendo "Welcome to Vancouver" pra mim. Cheguei na escola, entreguei a carta de aceitação e fui pra entrevista. Na hora da entrevista fiquei um pouco desesperada e tive vontade de chorar, a voz chegou a embargar, mas depois relaxei. Após a entrevista, fiz a prova de nivelamento e consegui responder com certeza as primeiras questões, mas esta prova é pior que concurso público, pois são 100 questões para serem respondidas em 40 minutos. Claro que o tem acabou e eu não completei nem 70... por isso, creio, acabei pegando a turma A1, o que eu nem achei ruim, pois tenho consciência do meu inglês. Depois da prova, assistimos a palestra de boas vindas e eles nos ofereceram pizza para dar as boas vindas, acho. Uma pizza massuda, que eu não gostei. Depois da pizza, ficamos 1 hora sem fazer nada, que é o horário do lunch (almoço) e foi nesse momento que me senti mais perdida, porque eu estava junto com os brasileiros, sem poder falar português, e eles conseguiam se comunicar em inglês, mas eu não. Mas eles me chamaram e no final, eu já estava conseguindo falar e entender o que eles falavam... Depois do Lunch, fomos com uma menina da escola fazer um tuor pela cidade e achei essa parte bem bacana... Depois do tuor, fomos liberados e fui dar uma volta no shopping com as meninas. Na hora de ir pra casa, veio meu segundo mico, porque me esqueci de anotar o nome da estação de metrô em que eu deveria descer e acabei descendo em várias estações diferentes antes de pedir informação a um funcionário do metrô e ele me explicar o que eu deveria fazer pra chegar em casa. O bom é que agora não me esqueço mais.
O segundo dia de aula foi quando conheci minha turma e, dei graças a Deus por ter poucos brasileiros (eu e mais dois paulistas). Os outros alunos são japoneses e árabes. O professor é muito bacana e eu estou conseguindo entender tudo ou quase tudo que ele fala, e quando não entendo, pergunto e ele explica de uma outra maneira para que eu possa entender. Ontem, terça, depois da aula fui até o ChinaTown com um árabe que também mora aqui na minha homestay (somos 3 estudantes aqui, cada um com seu quarto) e depois viemos pra casa. Conversei um pouco com meu pai pelo Skype e depois resolvi sair para procurar o WalMart. Foi uma caminhada gostosa, com direito a fotos da minha rua e a descoberta de uma academia.
A chegada ao WalMart foi onde começou meu deslumbramento: é tudo MUITO barato aqui. Dá vontade de levar o mercado inteiro pra casa...
O dia-a-dia na escola eu creio que vá melhorar de acordo com a melhora do meu inglês e por enquanto é isso que tenho pra contar... tenho conseguido me virar bem no inglês e hoje eu consegui pedir informações ate encontrar o selo para postar cartas ou cartões-postais. De certa forma, limitada, eu diria, estou conseguindo me comunicar e aumentar meu vocabulário... desde o início, eu sabia que não seria fácil e quando bate a vontade de chorar, eu respiro fundo, fecho os olhos e penso em coisas boas, pra não desperdiçar meu rímel, que não foi tão caro, mas será difícil encontrar dele aqui... =)
Estou muito apaixonada por essa cidade e pelo estilo de vida que levamos aqui. É tudo do jeito que sonhei - ou melhor!
Beijos no coração, com saudade e amor...
Liv

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Liberdade de expressão